IMG_6310 ed

Mais uma receita holandesa sim senhor! E agora de café da manhã!

Como eu amo café da manhã! Tem dias que se deixar eu repito o café da manhã em todas as refeições. Mas a gente tem mãe e aprendeu que tem que almoçar né?! E também que não pode viver de doces. Então, como não sou holandesa, essas delicinhas fofinhas e açúcaradas ficam para ocasiões especiais (e esse mês de inverno eu me dei muitas ocasiões especiais! Essas panquequinhas confortam nos dias frios que nem nossos bolinhos de chuva nos dias chuvosos)

IMG_6319 ed

Essa semana recebi meu irmão e minha cunhada aqui em Amsterdam e pude fazer muitos poffertjes de café da manhã! Gente, como é bom ter visita no café da manhã! Eu sou que nem vó, ofereço comida a cada 5 minutos pra todo mundo que chega aqui em casa e esses poffertjes tem sido os meus favoritos pra isso. Pra mim são tipo os cupcakes das panquecas. (Já repararam no nome pancake, que é bolo de panela? Mini pancakes pra mim lembram cupcakes por isso). E também acompanham muito bem um café ou um chocolate quente a tarde.

IMG_6299 ed

Os poffertjes são feitos em umas maquininhas de panquecas com forma pequena. Como eu não tenho, usei a frigieira mesmo. E são servidos com um açúcar bem fino como o nosso açúcar de confeiteiro e stroop, um tipo de xarope parecido com melado.

Ingredientes da massa:
1 copo de trigo sarraceno
1 copo de farinha de trigo*
2 ovos em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar*
1 a 1 e 1/4 copo de leite em temperatura ambiente*
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de sobremesa de fermento químico
Uma pitada de sal

Para servir:
Açúcar de confeiteiro e stroop (ou melado)

*A receita funciona se trocar a farinha por integral, o açúcar da massa por açúcar demerara ou o leite por leite vegetal.

Misture todos os ingredientes da massa deixando o leite e o fermento para o final. Coloque o leite até a consistência de massa de panqueca ou um pouco mais firme (porque vamos usar uma frigideia e não a máquina).
Aqueça uma frigideira untada e coloque pequenas porções de uma colher de sopa cada. Quando a massa começar a ficar firme e dourada por baixo, vire e deixe dourar o outro lado (é bem rapidinho). Transfira para um prato. Faça isso até que termine a massa e no final polvilhe o açúcar de confeiteiro. Sirva com melado, mel, agave e frutas.

IMG_6285 red