IMG_7509red

Olha, minha mãe faz os melhores pães do mundo! E eu já estou preparando a lista de receitas que quero fazer com ela no Brasil mês que vem. Mas esse pãozinho de canela e coco com gostinho de infância eu não aguentei esperar e liguei pedindo a receita já com todos os detalhes.

Esse pão de coco e canela mais o pão doce dela recheado com banana e chocolate amargo e o sonho igualzinho ao de padaria eram os meus três pães doces favoritos quando criança. E tinha dias que ela fazia os três!!! Eu acho que quanto a esse negócio de viver na cozinha eu tenho a quem puxar. Mas apesar desse tanto de pães e da mania de família espanhola de comida farta, eu ainda acho que comíamos menos doces do que vejo hoje em dia em forma de lanchinhos por aí. Era tudo feito em casa e por isso mesmo acho que não tinha todo dia. Também não lembro da minha mãe comprando bala, nem suco pronto e muito menos refrigerantes. Minha mãe, graças a Deus, é do tipo conservadora e não aderiu a essas coisas não. E são três coisas que hoje eu pareço até não gostar de tão indiferente que é na minha vida. Já pães… Puxa, como amo pães! Moderação é o segredo, principalemente quando é pâo doce e não se tem mais 10 anos de idade e a tarde toda para brincar de pique pega. Mas pra relembrar os velhos tempos, teve os deliciosos pães enroladinhos com canela da mamãe! Foi o melhor pré treino que um domingo poderia ter.

IMG_7530 2 red

Essa receita é a clássica receita de cinnamon rolls, talvez não tão clássica porque ainda acho mais leve do que os cinnamon rolls que vejo por aí. E minha mãe também usava coco ralado e não colocava glace por cima. E na minha versão, além disso, o óleo vegetal é de coco e a farinha é tipo 00. Mas é uma massa bem simples, e o que a deixa tão gostozinha e diferente das demais massas de pães são os ovos e o leite.

Ingredientes:

150ml de leite integral
1 sachê de fermento instantâneo
Farinha tipo 00
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
2 ovos
6 colheres de sopa de óleo de coco

Para o recheio:
Manteiga sem sal
Açúcar
Canela em pó
Coco seco ralado fino

Misture o fermentos com o açúcar, o leite morno e um pouco de farinha até chegar ao ponto de massa de panqueca. Cubra e deixe descansar por uns 20 minutos.
Depois junte os ovos, o sal e mais farinha até que seja possivel sovar a massa sem grudar muito nos dedos. Sove e volte a massa para uma vasilha e deixe descansando coberta. Deixe descansar pelo menos até a massa dobrar de tamanho, mas eu costumo deixar a massa fermentando de um dia para o outro coberta por um plástico.

Depois abra a massa com um rolo em uma superfície lisa e enfarinhada. Pincele a massa com manteiga e depois espalhe o açúcar, canela e o coco. Enrole como um rocambole e corte fatias de aproximadamente dois centimetros de largura. Distribua em um tabuleiro untado (deixando espaço entre eles para que a massa cresça novamente) e deixe descansando por mais alguns minutos até quase dobrar de tamanho.

Rende aproximadamente 12 pães.

Leve para assar em forno médio pré aquecido até dourar por cima.

IMG_7519red